VilmaSouza

Sejam bem vindos sempre.
Este Blog possui fotografias artísticas e artigos de direitos autorais, repeite-os. VS

5 de agosto de 2009

Paranaguá - Novo Patrimônio histórico

Paranaguá - Vista notuna (fonte:Internet)
O registro de uma civilização paranaense

O centrinho de Paranaguá será tombado como patrimônio nacional: a cidade passa a ter a mesma importância histórica de municípios como Olinda, Recife e Salvador - Publicado em 01/08/2009 - Gazeta do Povo - Pollianna Milan

Esta é a vista de Paranaguá que tanto amo. (Cartão Postal)
Minha cidade Natal sempre foi muito importante na minha vida e dela eu fiz até projetos de trabalhos na Faculdade nas disciplinas de Desenho, Fundamentos da Linguagem Visual, Fundamentos da Representação Gráfica, Fotografia, Princípios Museológicos e Conservação de Obras de Arte, quando fiz o projeto do Museu Ferroviário da Estação de Trem de Paranaguá visualizei algo possível dentro da realidade histórica e para aprimoramento do Turismo e também seria um Museu com um Centro Educativo de Artes e agora parece possível, porque vejo o Centro da cidade sendo tombado como patrimônio nacional.
Algo fascinante e indescritível nos meus sentimentos, pois há muito tempo que sei o quanto esta cidade fez a diferença para o progresso do Estado do Paraná. (Vilma de Souza)
Ainda assim como muitas cidades históricas, Paranaguá também tem a igreja que foi usada no período colonial apenas pela oligarquia e a outra, que deveria ser frequentada somente por escravos. Sem falar dos palacetes e casarios ocupados pela aristocracia paranaense: todo este conjunto de cerca de 400 imóveis, que ficou conhecido como centrinho de Paranaguá, receberá o merecido reconhecimento. A arquitetura, incluindo as ruas e o Rio Itiberê, será nacionalmente tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Um reconhecimento que elevará Paranaguá ao nível histórico de cidades como Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
O tombamento ainda precisa ser aprovado pelo conselho consultivo do Iphan, o que deve acontecer nos próximos dias: será o resultado de um trabalho que começou na década de 80.
“É comum um processo como este se arrastar por alguns anos, mas posso afirmar que a cidade será tombada porque a pesquisa foi muito bem feita”, afirma o superintendente do Iphan do Paraná, (José La Pastina Filho).


Fonte Velha ou da Gamboa - (fonte: Internet)


Lendas urbanas fazem parte de qualquer cidade histórica, e em Paranaguá não é diferente. Dizem os mais antigos dizia que a Fonte Velha (ou da Camboa) foi usada como uma passagem secreta até uma possível igreja. (Gazeta do Povo - 01/08/09)
No entanto, “Pesquisadores já tentaram caminhar pelo fosso da fonte para ver se encontravam a tal passagem. Nunca descobriram nada, mas é sempre bom cultivar a lenda”, diz Maria Luiza.
A fonte faz parte do conjunto arquitetônico do centrinho.

"Eu conheço como Fonte da Gamboa, história contada pela minha Avó Marcelina (paterna) e pela minha madrinha, tia Lourença (irmã da Avó) e esta história fez parte da minha infância e a dos meus primos e primas (umas 26 crianças) que às vezes tinham a idéia de entrar na fonte e explorar o lugar, mas, os mais velhos nunca deixaram e ficou sempre na imaginação. A história que conheço era de que tinha um túnel que começava na fonte, que já havia sido lacrado, e terminava em um lugar da Serra do Mar, onde possivelmente esta Nossa Senhora do Cadeado, sempre criei o meu imaginário do qual os primos e primas compartilhavam. Uma vez pensamos em fugir ir até a Serra de Trem e explorar o túnel começando do inverso porque poderia ser mais fácil afinal ninguém nunca nos contou que haviam lacrado a saída". (Vilma de Souza)
Próximo post mais da minha querida Paranaguá.

8 comentários:

Paula Barros disse...

oi, querida

Ler sobre Paranaguá do jeito que você fala dá vontade de conhecer.

Ah, se eu gostasse de viajar. rsrsr

A foto foi muito bem escolhida.

saudades, beijo.

BETHO SIDES disse...

Sabe Vilminha...A sua cidade em quase linha reta, não está tão longe daqui...Beijos
Betho

Everson Russo disse...

Minha querida amiga, passando pra agradecer sempre por seu carinho, suas orações e sua amizade mais do que sincera, e dizer tambem que o Ivson ta melhorando, ontem conversei muito com ele, ainda no cti, mas ele disse que era o melhor dia dele depois da ciruriga, era o dia que se sente bem melhor de todos, os medicos ainda acharam por bem segura lo la mais um dia, se nao houver nenhuma aceleração ele sai hoje pro quarto, segundo eles é normal e os remedios vao controlando aos poucos mesmo, até que seja encontrada a dosagem, assim eles me disseram, mas ontem ele conversou muito, brincou, riu, estava com a cor melhor, mais firme, claro que sente dores ainda do corte, mas a evolução ta otima....beijos na alma e um lindo dia pra ti sempre na paz do Senhro Jesus...

Edimar Suely disse...

Oração da amizade...

Jesus, obrigada por tudo com o que o Senhor
me presenteou até agora.
Obrigada pela saúde que não me faltou,pela minha família, pela minha casa,
pelo alimento que nela entrou, pelo trabalho.
Obrigada por tudo o que me deu com amor,como ensinamento.

Ah Senhor....
Quero agradecer especialmente por um ser humano que cruzou o meu caminho.
Este ser humano Jesus,
Tornou-se um grande e eterno amigo...
Uma pessoa que já é tão especial pra mim...
Peço Senhor que ilumine todos os seus passos
e o guarde de todo mal.
Traga sua família sempre unida...
abençoando cada membro dela.
Quero agradecer-lhe Jesus, de todo coração,
Pois entre tudo que ganhei,
Este foi o maior e melhor presente.

Ahh, esqueci de dizer:
A pessoa a quem me refiro é a mesma que está acabando de ler essa mensagem."
Amém...

SMACK!
EDIMAR SUELY
JESUSMINHAROCHA2.ZIP.NET (novo endereço)

ELANE, Mulher de fases! disse...

ja estava na hora!!o paraná merece!!q história legal Vilminha!!
amei falar com vc terça feira!!menina, to gripada, estava meio gripada desde julho,mas agora a cabeça doi muito e a garganta, sem contar as costas...mas estou me cuidando,afinal ja tive 2 peneumonias e nao sou hipocondríaca,kkkkk

ótimo quinta!!saudadeeeeeeeeeeeeeeee

ELANE, Mulher de fases! disse...

e espero q seu projeto maravilhoso seja enfim aplicado!

Everson Russo disse...

Bom dia minha linda, hoje noticias mais serenas, o Ivson saiu novamente do cti, ta bem melhor, mas é como dizem, recuperação lenta, ele ta ficando cansado de hospital, mais de 20 dias, esperamos uma melhora pra ele vir pra casa, ai sim melhora mais rapido...se Deus quiser, no tempo Dele , tudo se encaixa...beijos carinhosos pra voce, e um final de semana na paz do Senhor pra voce e toda sua familia....

Um Barão no século XXI disse...

sou novo no mundo dos blogs...
pesquisei no google "blogueiros de paranaguá" e aparaceu o seu por 1º!
vim dar uma olhada e acabei deixando um recado....

legais as histórias...

vou " te seguir aqui no blog"

Barão