VilmaSouza

Sejam bem vindos sempre.
Este Blog possui fotografias artísticas e artigos de direitos autorais, repeite-os. VS

2 de março de 2009

Barca de Jesus






Fotografias: Aquivo Particular - Escultura: Barca de Jesus - Agosto 2007
As fotografias acima são do processo de construção do barco, o qual foi confeccionado com: isopor, tela aramada, jornal, papel Kraft, fita crepe, cola, 1 Cabo de vassoura, 2 madeiras redondas, barbante e tecido de algodão cru.
Medidas: 1.70 cm de comprimento X 1.50 cm de altura X 65 cm de largura


Nos últimos dias do mês de julho de 2007 a coordenadora do Grupo de Oração me encarregou de fazer um barco para o retiro que aconteceria no dia 04 de agosto, não especificou o tamanho, só me disse que era para uma dinâmica, onde os participantes do retiro iriam escolher se queriam colocar-se na barca de Jesus.

Quando a coordenadora pediu um barco. Ela não pensava em algo tão complicado, mas vai falar isso justo pra mim que adoro uma escultura e um desafio.
Fiz o barco em uns dias chuvosos e de muito frio então pra secar foi preciso usar o secador e como o meu era muito fraco foi necessário emprestar o da mãe da minha filha da casa. Pra vriar a família toda colabrou. Enquanto estava fazendo achei que não ia conseguir terminar a tempo, pois em uma escultura que geralmente levo um mês pra fazer eu tinha apenas uma semana, é claro que trabalhei muito de madrugada.

A “Barca de Jesus” era pra ser usada apenas naquele retiro, mas desde setembro de 2007 que todas as quintas-feiras ela é utilizada. Fica expota do lado esquerdo do altar e ao lado do altar de Nossa Senhora Aparecida. É usado para a dinâmica que é feita com os visitantes que veem pela primeira vez ao Grupo de Oração. Ao final dos traalhos do grupo se faz o convite para que o visitante escolha se pretende participar da “Barca de Jesus”.

No final do ano eu restaurei a Barca. Porque ela seria usada em um momento muito especial. Quando fui escolhida (Graça divina) para entrar com a “Barca de Jesus” na igreja. Não era pra ser eu, mas nem sei o que aconteceu naquela hora e aí estou eu chegando atrasada e de repende a coordenadora me chama e era a hora de entrar. Fui pega de surpresa, foi um momento muito abençoado. Nem preciso falar da emoção.

Mas a minha surpresa aconteceu neste sábado, quando estive na igreja na primeira reunião da catequese das minhas crianças. E, quando chego à igreja a “Barca de Jesus” estava no meio do altar, adornada com muita rede de pesca em volta. (a catequese emprestou do grupo)
Este ano fizeram uma dinâmica com os catequizandos. Deixaram a criança escolher se quer continuar a participar da catequese com um gesto simbólico ao colocar o crachá (peixe) na “Barca de Jesus” e quem ainda não estava decidido poderia colocar fora da barca e até mesmo fora da rede.
Lembrei que quando fiz a Barca, nunca imaginei que elae seria tão utilizado e para mim o mais importante é que poucos sabem quem foi que fez e como foi feita e o espanto é quando percebem que ela não pesa. Mas pra mim o importante é que Deus sabe o quanto me foi prazeroso trabalhar neste projeto e o quanto me deixa honrada poder ser servir como Servo.
enquanto faziam o gesto simbolico, esta musica era tocada e cantada.
IDA
"Quem é que vai ? Quem é que vai? Quem é que vai nesta barca de Jesus? Quem é que vai?
Eu vou. eu vou."
1-Tem muita gente esperando por você, a caminhar, esperando por você, todos cantando, esperando por você, juntos com jesus, esperando por você, e tem lugar , esperando por você, para sentar, esperando por você, A barca está esperndo por você, para partir, espeando por você.
"Quem é que vai ? Quem é que vai? Quem é que vai nesta barca de Jesus? Quem é que vai?
Eu vou. eu vou."
2- Jesus está esperando por você , com m sorriso, esperando por você, a caminar, esperando por você, com a multidão, sperando por você, A sua mão, eperando por você, a acenar, esperando por você chamndo vem, esprando por você, de coração, esperando por você.

"Quem é que vai ? Quem é que vai? Quem é que vai nesta barca de Jesus? Quem é que vai?
Eu vou. eu vou."
(Frei Kiko - K7 Louvemos o senhor 1)
Pessoal a muito que escolhi participar da "Barca de Jesus" espero que você do seu jeito com a sua crença, com os seus dogmas, com o seu direito a liberdade de expressão, também faça a sua escolha da sua maneira de ver e de viver a vida.
Afinal se escolhemos fazer o bem, sempre, isso é o que importa para que a vida seja cada vez mais digna, não só a nossa como a de todos que integram esta "Barca de Jesus" ou este "MUNDO".
Uma semana abençoada à todos e como esta é a Semana de Plenária, com muitas mudanças. acredito que ficarei um pouco ausente.
Beijos e mil setecentas e setenta e sete mil vezes setecentas mil margardas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Lembro muito bem dessa história. Um filme passou na minha cabeça e senti sua construção desde o início até o fim... foi extraordinário... vc é uma mega artista, minha amiga e irmã.. bjs

ELANE, Mulher de fases! disse...

Q historia linda!!vc é uma artista e abençoada de Deus mesmo!!!
parabéns!!
amo essa música,me faz lembrar minha catequese,eu la com 7/8 anos,q emoçao,adorava cantar essa música!!
bjs minha mais q amiga,vc é demais!!!
bjss a todos vcs!!!
lane

EDIMAR SUELY disse...

Que belo trabalho e quanto amor derramado na construção. Que Deus te abençoe ricamente.

Amei seu espaço e voltarei sempre. Uma linda terça feira e muita paz em seu lar.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Paula Barros disse...

Oi, amiga

Estas melhor?

que linda barca, um trabalho de arte.

você com a sua fé nos faz navegar em boas águas sempre que nos fala.

abraços com carinho

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA VILMINHA, QUE OBRA DE ARTE AMIGA... ADOREI... MUITOS BEIJINHOS E UM GRANDE ABRAÇO DE AMIZADE AMIGA,
FERNANDINHA

Anônimo disse...

Ei minha querida, se é de Jesus é otimo, lindo o trabalho artesanal...uma otima noite pra ti, muita paz e amor no coração...beijos carinhosos na alma...esteja sempre com Deus...

Bandys disse...

Lindo Vilminha:
adoro trabalho artesanais.
eu na realidade tambem faço algumas coisinhas


sua historia é linda

beijos na alma

ELANE, Mulher de fases! disse...

ai meninas,tb gosto de artes,e vilminha é danada!!!saudade ja!!!
bjs em todos Vi!!e o Diego q fofo!!!
bjs na Mi,Isa,e Beybe!!Flor tb!!e em vc claro,minha musa!!
lane

Anônimo disse...

Vilminha, que post lindo, que barca linda...
eu tambem quero ir na Barca de Jesus!
Bjs

Meire

Anônimo disse...

Ei minha linda, passando pra desejar uma maravilhosa tarde, muito carinho e paz...beijos e fique com Deus...

Anônimo disse...

Deixando muitos beijos em seu coração e sua alma e desejando um final de semana abençoado por Deus pra voce e toda sua familia....

Anônimo disse...

Hola ... passando pra ti desejar um lindu final de semana e oferecer o mimo dia das mulheres (l.e. / presentes oferecidos). bjs azuis em seu coração.

Anônimo disse...

Parabens pelo seu dia internacional minha querida amiga....muito amor e beijos no coração...fique com Deus numa linda semana...