VilmaSouza

Sejam bem vindos sempre.
Este Blog possui fotografias artísticas e artigos de direitos autorais, repeite-os. VS

23 de março de 2009

Um Projeto que talvez garantisse uma Educação Básica de qualidade

Recebi esta mensagem enviada por e-mail pelo professor e Artista Luciano Buchmann um pedido para pasar uma corrente diferente e por ter certeza da sua importância resolvi divulgar aqui, apesar de um texto extenso, leia-o até o final, vale a pena.
UMA CORRENTE DIFERENTE
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480 DE 2007
Trata-se de um movimento de apoio à idéia do senador Cristovam Buarque, que foi candidato a presidente com a proposta da educação. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, governador, presidente) seja obrigado a pôr os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis.. Quando os políticos se virem obrigados a pôr seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar.E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos atualmente no Brasil.
SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM no seu dia-a-dia e pela Internet (em cópia oculta e apague o endereço de quem lhe enviou, para evitar SPAM).. E ajude a REALIZAR essa idéia. Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.
O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480 DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados a matricular seus filhos e demais dependentes emescolas públicas de educação básica.
Art. 2º Esta Lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no máximo, 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo Único. As Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas Estaduais poderão antecipar este prazo para suas unidades respectivas.
JUSTIFICAÇÃO
No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação básica em escolas privadas. Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, odescaso dos dirigentes para com o ensino público.
Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Estaé uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, em vez de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios.
Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiar de descontos no Imposto de Renda parafinanciar os custos da educação privada de seus filhos.
Pode-se estimar que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais - vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice-Presidente da República - deduzam um valor total de mais de 150 milhões de reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de financiar a escolaprivada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84 inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de cargo eleitoral.
O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros, os seguintes objetivos:
a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das autoridades para com a educação pública com a conseqüente melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a "evasão legal" de mais de 12 milhões de reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos fiscais à disposição do setor público, inclusive para a educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de, em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no Brasil.
Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118 anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão. Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde 1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a qualidade que a elitedirigente exige para a escola de seus filhos.
Seria injustificado, depois de tanto tempo, que o Brasil ainda tivesse duas educações - uma para os filhos de seus dirigentes e outra para os filhos do povo -, como nos mais antigos sistemas monárquicos, onde a educação era reservada para os nobres.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a aprovação deste projeto.
Sala das Sessões,
Senador CRISTOVAM BUARQUE

9 comentários:

De vez em qdo venho aqui!! disse...

infelizmente este país está impregnado de 99 por cento de politicos safados q só olham para si,
um país q se vende desde o descobrimento,mas acredito q existam pessoas sérias como o Buarque, como meu primo,claro, q qm sabe, com atitudes como essas,possam melhorar a qualidade de vida mesmo dos brasileiros, pq a meu ver, tudo cmeça com educação.Um pais q valoriza a educação. é um pais q se desenvolve,em saude, moradia,etc..

sergio voltou,
profsergioferreira.blogspot.com

bjsss
elane

Everson Russo disse...

Minha querida amiga, obrigado pelo carinho diario, pelas orações, por aqui a situação ta mais ou menos estavel, meu irmao fez ontem uma tal angioplastia que nada mais é do que um cateterismo mais sofisticado, o procedimento igual com um fio inflavel que desobstrui a veia, tem que aguardar mais 24 horas e fazer outra, tem ainda mais uma veia comprometida, mas é a ultima a ser feita, se Deus quiser tudo terminará bem, tenho fé nisso, pelas orações e pelos amigos que me ampararam nessa hora, e voce sabe que faz parte desse ciclo...um grande beijo no seu coração, fique com Deus e obrigado por tudo...

T O D O S E U disse...

JA PASSOU DA HORA DE MOVER O CONGRESSO EM PROL DA EDUCAÇÃO.ESSA MOBILIZAÇÃO É IMPORTANTE. NESTE PAIS, A EDUCAÇÃO AINDA, NÃO É LEVADA A SÉRIO E MAIS, NADA É LEVADA A SÉRIO A NÃO SER A PERSISTÊNCIA DOS BRASILEIROS COMPROMETIDOS COM A CAUSA. ABRAÇO E BJ AMIGA E IRMÃ, TUDO DE BOM...SAUDADES DE VC E FAMILIA..

Everson Russo disse...

Minha doce amiga , peço a ti que continue orando pelo Ivson, apesar que como disse o pior ja passou, ele esta no quarto e nao mais no cti, se recuperando bem, mas tambem tem outra angioplastica marcada pra sexta, o ultimo dos exames importantes a serem feitos, se Deus quiser nada dará errado e ele estará em casa em breve, conto contigo em mais essa, estou feliz tambem pela volta do nosso querido Sergio, ele esteve por duas vezes, ontem e hoje no Barco, deixei o link do novo Livro..rs..rs..acho que ele ainda nao sabe....beijos no seu coraçao, um lindo dia na paz de Deus....

De vez em qdo venho aqui!! disse...

passando pra deixar um bj e pedir q ore pelo meu profe,ele tava legal, hj disse q uma coisa ruim lhe faz ficar muito mal,qerendo sumir,credo.

fico preocupada demais.

bjs e td de bom pra vc,
conte as novidades,
todos os dias peço qDeus te proteja!
bjs

lane

De vez em qdo venho aqui!! disse...

passando pra deixar um bj e pedir q ore pelo meu profe,ele tava legal, hj disse q uma coisa ruim lhe faz ficar muito mal,qerendo sumir,credo.

fico preocupada demais.

bjs e td de bom pra vc,
conte as novidades,
todos os dias peço qDeus te proteja!
bjs

lane

FERNANDA & POEMAS disse...

QUERIDA VILMINHA, BELÍSSIMO TEXTO, TALVEZ VENHA UM POUCO ATRAZADO, MAS VALE SEMPRE PELA INTENÇÃO E ADOREI LÊ-LO... ABRAÇOS DE AMIZADE,
FERNANDINHA

Everson Russo disse...

Um lindo dia e muito carinho pra ti meu doce anjo, hoje um dia por aqui de exame final do Ivson, espero que de tudo certo, no dia de ontem ele estava tão bem, graças a Deus, e com fé tudo vai dar certo,,,fique com Deus e um lindo dia...beijos na alma...

ELISABETE CUNHA disse...

MINHA QUERIDA!

SAUDADE DO SE CANTINHO!