VilmaSouza

Sejam bem vindos sempre.
Este Blog possui fotografias artísticas e artigos de direitos autorais, repeite-os. VS

22 de outubro de 2009

O que é paisagem pra você?

Um dia estava assistindo uma aula de "Organização Educacional Contemporânea em Arte" às sete e trinta da manhã e é claro morta de sono. A professora estava falando sobre instalações e performances. Nas aulas da Faculdade sentávamos dispostos em volta de quatro mesas que eram juntadas fazendo assim uma mesa quadrada. Todos sentavam em volta da mesa inclusive a professora. Conforme a aula foi transcorrendo a professora utilizava o termo "paisagens" quando se referia as telas dos artistas antigos e parecia que falava com certo ar de quem reprovava fazer telas de paisagem morta ou telas realistas, meras cópias do natural, afinal uma máquina fotográfica faz melhor, então, talvez como a dizer que seria sem sentido na contemporaneidade continuar com este tipo de Arte. E cada vez que ela falava a palavra paisagem uma das minhas amigas fazia cada careta e mímica, pois estava sentada bem ao lado da professora, que não podia ver o seu rosto, mas eu estava sentada de frente para as duas e eu bem sabia o repertório das caretas. Fui deixando de prestar a atenção e me concentrei só na palavra paisagem, acho que me distrai e estava disfarçando os sorrisos.
No entanto sou a pior pessoa pra dissimular ou disfarçar o que vou pensando e, quando eu estava mais distraída a professora para de falar olha pra toda a turma e de repente pergunta:

- Vilma.O que é paisagem para você?


Nossa nem sei se caia no riso ou se me desesperava, mas não dava tempo pra nada disso eu tinha que definir.
E, aí, como sair desta pergunta sem que a professora soubesse que eu não estava de pensamento ali na aula...
O jeito era definir com exatidão o que era paisagem para mim naquele momento e usando o assunto da aula, Instalações e Performances, senão as coisas não iam dar certo.
Eu nem me lembrava mais o que eu disse naquele dia, só sei que a professora gostou da definição.
Outro dia relembrando com a minha amiga que adorou a resposta e me colocar em fria porque dizia que eu me saia bem nestes casos, lá vem à pergunta. E não é que minha amiga lembra-se da resposta, pois anotou no caderno.

- Paisagem para mim não é só as Artes dos artistas que pintavam natureza morta, a impressão da luz, os retratos dos artistas realistas ou mesmo uma fotografia. Paisagem é tudo que já foi feito em Artes e o que vem sendo feito na Arte atual. Porque uma instalação depois de pronta e colocada para os visitantes não deixa de ser uma paisagem elaborada e as performances também, pois ao longo que estão sendo apresentada e desempenhada vai se tornando uma paisagem e depois de pronta é uma paisagem que pode ser eternizada na memória ou através de uma câmera fotográfica ou de vídeo e podemos compará-las às telas dos artistas anteriores a Arte contemporânea.
Portanto para mim tudo é paisagem.

Ufa tudo isso aí e não é que a professora gostou da definição e eu nem havia parado pra pensar e falar, mas fui falando e ao final nem lembrava e olhe que a minha amiga ainda me pede pra repetir porque queria escrever. Sorte a minha que a professora escreveu e repetiu a definição. Acho que ela tinha certeza que eu ia falar alguma besteira totalmente fora da aula.
Olhe que se a minha amiga não gostasse tanto de mim e eu dela, ia imaginar coisas, mas vamos lá amigos também são pra nos colocar em fria só pra ver a gente sair, e esta eu ja estava acostumada, devem ter mais certeza da nossa capacidade do que nós mesmos.
- E, para você o que é uma paisagem?

2 comentários:

Everson Russo disse...

Tudo que movimenta ao meu redor, tudo que movimenta dentro de mim, paisagens da natureza, paisagens da alma, uma caneta acariciando um papel, paisagens da poesia, poderia aqui ficar arrumando um monte de paisagens, uma que voce certamente gostaria muito, um campo todo amarelo, paisagens de girassois...rs..rs...bom né? lindo final de semana pra ti,,,beijos e fique com Deus sempre.

Pedro Ivo disse...

Bela definição e escapada da resposta. Não sei se devo parabenizar pelo terceiro lugar no concurso ou matar os jurados, rs.


Beijos meu amor.