VilmaSouza

Sejam bem vindos sempre.
Este Blog possui fotografias artísticas e artigos de direitos autorais, repeite-os. VS

4 de setembro de 2009

Véspera de Feriado Prolongado?

Imagem: Internet - Praça Tiradentes - Curitiba antiga ao fundo Catedral da básilica de Senhora da Luz dos Pinhais

Véspera de Feriado prolongado em Curitiba.

Era para ser feriado em Curitiba no dia 8, terça-feira.
No entanto o mais novo ato do Governador:

"Mais uma daquelas que os aliados mais próximos definem como “esquisitices” do governador Roberto Requião (PMDB). Consta que Requião implicou com o feriado de terça-feira, 8.

Como se comemora o aniversário da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o governador acha que, por ser municipal, o feriado não deve haver suspensão dos trabalhos em todo o estado. E até já avisou que pensa em realizar, normalmente, a escolinha no Museu Oscar Niemeyer."

Isto é só politicagem pura e na cara dura. Estado medindo forças com o Município. Bom para lembrar na próxima eleição. Nada de colocar o Município e o Estado do mesmo partido não é por aí o jeito é continuar a colocar partidos diferentes mesmo, porque se não for pelo bem do povo, aí vemos estas mesquinharias, vaidades e jogo de poder. (Eu)

A coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná, Elaine Rodella, disse que os servidores foram pegos de surpresa pela orientação do governador, “que desagradou a todos”. Ela informou que os sindicatos discutirão hoje que medidas tomarão para demonstrar a posição contrária à medida.

“O governador tem um papel tão importante na vida dos paranaenses que uma decisão como essa, uma preocupação pequena com um simples feriado, até desmerece seu papel. O serviço público precisa tanto da interferência do governador em questões jamais resolvidas, mas ele usa o poder para uma coisa insignificante”, comentou, lembrando que os servidores ainda foram comunicados em cima da hora, após já terem programado seu feriado.

(fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/394108)


Imagem Internet: Painel de Sérgio Ferro com detalhes dos retábulos da antiga Catedral. No centro a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no alto a Gralha Azul, figurada como o Espírito Santo, Semeador da vida, as três Graças - dar, receber, retribuir - o índio Tindiqüera, os faiscadores de ouro, os coletores de mate, de café, de pinhões, os forjadores de metais.


Um pouco da história:

No dia 24 de agosto de 1967, a Câmara Municipal de Curitiba estabeleceu por lei os feriados religiosos da cidade. Entre eles, destaque para o dia 8 de setembro que, desde então, homenageia a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz. A crença na santa é tão grande entre os curitibanos que a cidade não comemora a data de aniversário de sua fundação e sim, escolheu o 8 de setembro para homenagear a sua padroeira. Isso porque no dia 8 de setembro de 1993 a igreja Nossa Senhora da Luz completou 100 anos e passou a ser a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba, localizada na praça Tiradentes, o berço da capital paranaense. (saiba mais em - http://pessoas.hsw.uol.com.br/feriado-curitiba.htm)

Portanto, apesar da discordância de política entre Estado e Munícípio o feriado é concedido a todos os moradores de Curitiba desde 1967.
Mas este não foi o primeiro feriado que foi tirado do funcionário Público e com certeza não será o ultimo.
Agora seria bom lembrar que o funcionário público atuante em Curitiba faz parte do povo Curitibano e com a medida do Governador, o que acontece é que sua cidadania foi desrespeitada e você funcionário público e cidadão Curitibano. Reflita e lembre que não foi apenas um dia que ele mandou você trabalhar, foi um dia que ele retirou do seu direito, porque você faz parte deste povo que é Curitibano.
Eu estou de licença. Esta medida não me atinge, mas se estivesse na ativa, neste dia não iria trabalhar.
Pense, dia 12 de outubro é dia da padroeira do Brasil e este dia pode ser retirado dos feriados neste Estado se a política Estadual e Federal forem diferentes. Ou se o governante neste país Laico, colocar a sua crença ao seu favor, afinal é um feriado Católico, pois são todas Nossas Senhoras, mãe de Jesus.

O mínimo que os governantes poderiam fazer era: programar e avisar o calendário anual e não a cada pensamento político ou crença mudar o calendário em uma terça-feira qualquer, a três dias do feriado.


4 comentários:

Everson Russo disse...

Politico é assim mesmo, tira o feriado do trabalhador porque pra eles sempre é feriado, roubar é simples sem muito esforço...rs..rs...menina, adorei ver voce largando na frente nos comentarios do Livro...obrigado pelo carinho, fique com Deus voce e toda sua familia nesse feriadão...beijos na alma..

Evelize disse...

Olá...vim retribuir sua visita em meu blog e lhe dizer que fiquei emocionada demais com suas palavras, não está sendo fácil....quando vc fala da sociedade, amigos e etc...é bem isso mesmo, muitas vezes de quem esperamos apoio recebemos o contrário. Minha tristeza vai passar, mas tenho medo de me empolgar, adoro crianças, amo meus filhos, meu sobrinhos, todas as crianças ...começo a perceber que essa criança que está para nascer tem algo de muito bom para minha vida. Vou deixar na mão de Deus e o que ele decidir aceitarei de coração.
Beijos
bom feriado

ELANE, Mulher de fases! disse...

sacanagem!!!falta de respeito sim!!tb nao iria trabalhar!!
tenho muitas coisas pra te contar,depois conto,descanse ,a licença do profe, sairá dia 18, ta dificil essa distancia, saudade...aff,
bjss

Everson Russo disse...

Ola minha querida, passando pra deixar um beijo supercarinhoso no coração e desejar uma belissima tarde na paz de Jesus...