VilmaSouza

Sejam bem vindos sempre.
Este Blog possui fotografias artísticas e artigos de direitos autorais, repeite-os. VS

16 de maio de 2010

MATISSE

Henri Matisse's Famous Works
http://www.allposters.com.br/gallery.asp

The Rumanian Blouse, 1940
Dance II, 1909-10

Jazz - Icare, 1943

Henri Matisse - Le bonheur de vivre (The Joy of Life) - 1905-06 -
http://www.oir.ucf.edu/wm/paint/auth/matisse

Harmony in Red. 1908

HENRI ÉMILE BENOIT MATISSE


Nasceu em 1869 e morreu em 1954. foi pintor, desenhista e escultor francês do Fauvismo, um movimento artístico nascido em Paris por volta de 1905. É conhecido como o artista da expressão através da cor. Diz ”eu sinto através da cor”.

Sua arte baseia-se num método que segundo ele próprio, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra – desenho, cor, composição – e em juntá-los numa síntese (único desenho).

Em sua primeira fase, matisse se mostrava como descendente direto de Cézane, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências, como as de Gauguin. Van gogh e Sinac, levaram-o a tratar a cor como elemento de composição.

Em 1904-1905, "Luxo, calma e volúpia" ainda revelava a influência dos pós-impressionistas, mas já demosntrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes. Em 1908, a euforia decorativa de "O aparador, harmonia vermelha" atestava que Matisse já tinha estilo próprio.

Dos pintores fauvistas, que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade.

Ao explorar ora o ritmo das curvas, como em "A música" (1909) e "A dança" (1933), ora o contraste entre linhas e chapadas, como em "Grande natureza morta com berinjelas" (1911-1912), Matisse procurou uma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica. Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço.

Já liberto do fauvismo, o pintor mostrou, às vezes, tendência a reduzir as linhas à essência, como em "A lição de piano" (1916), mas não se interessou pela pura abstração. O amor pela exuberância decorativa aparece em "Blusa romena" e na série "Odaliscas", de 1918.

Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização das figuras, de que são exemplos a decoração mural "A dança", para a Barnes Foundation, em Merion, nos Estados Unidos, e os papiers collés ou gouaches découpées (técnica que chamou de "desenho com tesoura") que ilustram Jazz (1947), livro com suas impressões sobre a arte e a vida.

Foi também escultor e ilustrador. Em 1944, como desenhista, ilustrou as Fleurs du mal (Flores do mal), de Baudelaire, e, como litógrafo, as Lettres portugaises (1946; Cartas portuguesas), atribuídas a soror Mariana Alcoforado, e Les Amours, de Pierre Ronsard.

Entre 1948 e 1951 dedicou-se à concepção arquitetônica e à decoração interior da capela do Rosário em Saint-Paul, perto de Vence, no sul da França. O autor considerava essa sua melhor obra, e nela concebeu todos os detalhes, dos vitrais ao mobiliário, voltado para uma concepção mais ascética das formas, embora nos arabescos florais predomine uma linha sinuosa.

Estilo Fauvismo - do francês Les fauves (As bestas selvagens), é uma corrente artística do início do século XX, que se situa entre 1905 e 1907, associada à pintura caracterizada pela busca da máxima expressão pictórica. Característica marcante a simplificação das formas, o estudo do uso das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras.

fonte internet: http://www.pitoresco.com/universal/matisse/matisse.htm


6 comentários:

Everson Russo disse...

Um beijo carinhoso pra ti amiga,,,fique com Deus numa semana cheia de amor e paz...

Everson Russo disse...

Me manda noticias,,,tá tudo bem contigo? sua filha,,,seu marido,,,anda meio sumida,,,rs,,rs,,saudades....beijos.

Nanda Nascimento disse...

Ei Vilminha,

Vim deixar minhas flores e te desejar um ótimo dia.

To sentindo sua falta.

Beijos e flores!

Anônimo disse...

Só uma passada rápida para admirar seu blog. Abraços. Mario José

Everson Russo disse...

Uma semana repleta da paz de Deus pra ti amiga,,,,beijos na alma,,,e manda noticias...tá tudo bem por ai?

João Afonso disse...

Os pintores inspiram-se nas cores, os invisuais descrevem-nas.