
Tainha assada, recheada e ensopada.
Hoje a tarde irei à Paranaguá para a imperdível FESTA DA TAINHA.
SAIBA MAIS SOBRE A FESTA:
"Reginaldo Rossi e Só Pra Contrariar na Festa da Tainha de Paranaguá
Vinte barracas estarão distribuídas na Praça de Eventos “29 de Julho” e a maior parte delas estará oferecendo pratos com tainha. Paranaguá oferece uma das maiores festa com a iguaria que vira sensação no inverno quando as tainhas migram do litoral gaúcho para o Paraná. O evento começa, oficialmente, neste sábado, dia 27 e termina só no dia 12 de julho.
Trabalho redobrado para os pescadores da região que participam da 24ª edição da Festa da Tainha de Paranaguá. Pescadores das comunidades de Amparo, Piaçaguera, da Vila Guarani (bairro de Paranaguá) e da famosa Ilha do Mel oferecem tainhas recheadas, ensopadas, defumadas “cambira” e a ova da tainha, além de porções de camarão e peixe.
Neste ano, o evento ganha reforço, pois é a primeira Feira Regional da Tainha, contando com a participação de pescadores dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Morretes participará levando o artesanato.
A festa movimenta em torno de 150 pessoas na estrutura de montagem, atendimento e segurança e “a expectativa é de receber 100 mil pessoas nos 17 dias de festa que realizamos”, destacou o presidente da Fundação de Turismo da Prefeitura de Paranaguá, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima.
Nela, cerca de 15 toneladas de peixe são consumidas. Neste ano, o evento que é organizado pela prefeitura, tem como atrativos shows de grupos renomados. A festa ainda tem a tradicional corrida de canoas no dia 05 de julho, a partir das 10h no Rio Itiberê.
O prato da tainha recheada vai custar R$ 23 (mais 10% da taxa do garçom). O prato, segundo a organização, poderá servir até três pessoas uma vez que a tainha comercializada terá entre 1,5 kg e 1,8kg e virá acompanhada de arroz, salada e maionese.
Música
E, se de um lado da praça é a gastronomia que chama a atenção, do outro lado – e a beira do Rio Itiberê- é a música a atração principal.
Neste sábado, dia 27, o cantor Reginaldo Rossi sobe ao palco. O Rei Reginaldo Rossi - como é carinhosamente chamado pelo seu público - tem mais de trezentas composições gravadas e faz uma média de 25 shows por mês, em todo o Brasil.
“A minha música bate no coração e o amor é o segredo do sucesso”, diz o esperto Rossi, que se define como um cantor que canta o amor real e natural. Ele diz também que seu show não tem roteiro, nada determinado. “Não sei o que vou cantar e o show vai rolando naturalmente. Eu descontraio o ambiente. Não entro para cantar com maquiagem nem com roupas estrambólicas. Sou eu mesmo o tempo todo”, diz ele.
No dia 03 de julho, a dupla curitibana Júnior e Rodrigo é presença garantida. Em 2005 lançaram o segundo CD com o título “Seu Destino”. O albúm se destacou no cenário artístico paranaense principalmente com a música Amor Adolescente, primeiro lugar absoluto nas rádios de Curitiba e região. A aceitação do público, e o reconhecimento da mídia em relação ao cd “Seu Destino” permitiram que outro projeto fosse desenvolvido pela dupla, e surgiu então a oportunidade da gravação do DVD ao vivo, que será lançado em breve para o Brasil.
Para fechar a festa, no dia 11 de julho, Paranaguá receberá convidados para assistir ao show do Só Pra Contrariar. Sem Alexandre Pires, o Só Pra Contrariar arrisca trilhar caminhos diferentes. Com 16 anos de carreira o SPC investe menos em canções românticas e mais em diversidade e promete esquentar a noite no Litoral.
Quem quiser descer a Serra do Mar, independente destas datas, com os shows especiais, também poderão aproveitar boas músicas. As bandas de Paranaguá, que não deixam nada a desejar, embalam as noites nos demais dias da festa.
FONTE: Jornalista: Luciane Chiarelli em http://www.paranagua.pr.gov.br